Sobre a DFDown
A Associação DFDown foi fundada em maio de 2007 como entidade representativa no Distrito Federal. Reúne pessoas com Síndrome de Down, familiares, profissionais, amigos e apoiadores da causa. Em comum, o interesse em compartilhar experiências, aprender e conquistar espaços para esse público. Na diretoria, os membros são voluntários e, entre seus integrantes, há pessoas com síndrome de Down. A sede da entidade é mantida principalmente pela contribuição dos associados, pessoas físicas e jurídicas, e está localizada na Quadra 507, Bloco B, Loja 67, Asa Sul, Brasília - DF.
Sempre atenta à defesa, à garantia e ao avanço dos direitos das pessoas com deficiência, a DFDown tem forte atuação junto aos poderes públicos federal e distrital. A Associação promove palestras, encontros, passeios e manifestações; sempre com o intuito de reafirmar direitos já conquistados e promover a inclusão na escola, no trabalho, na saúde e na sociedade.
O movimento busca, ainda, o desenvolvimento e empoderamento das pessoas com trissomia 21, e o envolvimento da sociedade na luta contra o preconceito. Anualmente, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03), proclamado pela ONU, várias atividades são desenvolvidas em escolas, espaços e órgãos públicos, casas legislativas e faculdades. Essas ações têm como objetivo disseminar as pautas e festejar as conquistas dessa comunidade. Em Brasília, acontece a CaminhaDown DF, que já faz parte do calendário oficial do Distrito Federal. Pessoas com síndrome de Down, amigos, familiares e interessados na causa reúnem-se no Parque da Cidade trazendo visibilidade à causa das pessoas com deficiência, em especial, aqueles com trissomia 21, em grande celebração.
A Associação DFDown acredita na representatividade das pessoas com síndrome de Down. Pensando nisso, surgiu o projeto O DF é Down, onde pessoas com trissomia 21 são retratadas na sua legítima condição de ocupantes dos espaços representativos do Distrito Federal. As pessoas com síndrome de Down vivem suas vidas como quaisquer outras: vão a supermercados, fazem compras, pegam metrô, lancham com amigos e estão inseridas no contexto do dia a dia e do espaço urbano – cada uma com suas especificidades, dificuldades e aptidões.
Incluir é unir seres humanos, que mesmo sendo diversos, têm coisas em comum. Nesse espírito, famílias de pessoas com Down residentes no DF enviaram fotos para compor um mosaico, que alegra as páginas da nossa agenda. Existimos, somos capazes e resistimos! Juntos, somos mais fortes e, unidos, somos melhores. O intuito desse trabalho é um mundo mais inclusivo, com acesso à informação, onde o respeito e a garantia de direitos e oportunidades seja para todos.